A indústria moderna é impulsionada em uma busca constante por eficiência e produtividade. O uso de equipamentos adequados pode ser a diferença entre uma operação logística eficaz e uma que enfrenta dificuldades e desperdícios.
Entre as opções disponíveis, as empilhadeiras elétricas ganham destaque por sua capacidade de otimizar o transporte e o armazenamento de cargas, além de trazerem benefícios econômicos significativos. No texto de hoje vamos falar sobre as vantagens logísticas e econômicas da empilhadeira elétrica.
Confira!
Função da empilhadeira
A empilhadeira é um equipamento que serve essencialmente para movimentar e elevar cargas pesadas, que não poderiam ser empilhadas com esforço humano.
Nesse sentido, é um maquinário muito utilizado no setor logístico.
As empilhadeiras podem ser a combustão ou elétricas, e a escolha por uma delas vai depender do local e do objetivo de uso da máquina.
As empilhadeiras exercem um papel fundamental para a gestão de estoque, logística e armazenagem de materiais, auxiliando em atividades como:
- Carregamento;
- Descarregamento;
- Transporte;
- Organização das cargas em depósitos, estoques, centros de distribuição, entre outros.
Empilhadeiras elétricas
As empilhadeiras elétricas são capazes de operar nos mais diversos tipos de ambientes e operações logísticas. São equipamentos versáteis e de características ideais para inúmeras indústrias.
A empilhadeira elétrica é a melhor opção para operações em locais fechados e com pouca ventilação.
Além disso, é ideal para ambientes em que a contaminação é controlada, já que não utiliza combustíveis químicos e não emite gases tóxicos.
Um bom exemplo de utilização da empilhadeira elétrica é na indústria com produção de alimentos e medicamentos. Uma empilhadeira elétrica pode suportar operações em câmaras frigoríficas em baixas temperaturas e é extremamente funcional em corredores estreitos de armazéns e mercados.
Algumas pessoas questionam o custo de aquisição, mas ele logo se compensa uma vez que os custos de manutenção dos equipamentos elétricos são bem mais baixos do que os das empilhadeiras de combustão.
Vantagens das empilhadeiras elétricas
Como dissemos, do ponto de vista logístico, é a melhor opção para operações em locais fechados e com pouca ventilação.
Além disso, é ideal para ambientes em que a contaminação é controlada, já que não utiliza combustíveis químicos ou não emite gases tóxicos.
Do ponto de vista econômico, demandam menos manutenção e não necessitam de combustível.
Existem dois tipos de empilhadeiras elétricas: as que usam baterias de chumbo ácido e as que usam baterias de lítio. Caso a escolha seja a bateria de lítio, não é preciso nem colocar água.
A vida útil de uma bateria de Íons de Lítio (ou apenas bateria de lítio) para empilhadeira elétrica é de até 10 anos, podendo trabalhar até 5 mil ciclos.
Com esse tipo de bateria, não há muito com o que se preocupar. Baterias de lítio não necessitam de manutenção ou água destilada.
O carregamento de uma bateria de lítio é extremamente rápido, recarregando totalmente a bateria em apenas duas horas.
As baterias de lítio podem ser recarregadas parcialmente, sem afetar a sua vida útil. A carga de oportunidade, inclusive, é encorajada para manter o tempo de funcionamento da sua operação.
Conte com a CLARK para os melhores equipamentos e a melhor assistência
A CLARK Empilhadeiras atua no mercado brasileiro de vendas de máquinas desde 1958 e possui 37 pontos de venda, cobrindo todo o território nacional.
Temos vários modelos de empilhadeiras elétricas e a gás, com torres duplex ou triplex.
E se você ainda está com dúvida sobre qual a melhor solução para o seu negócio, entre em contato com a CLARK Empilhadeiras e fale com um de nossos especialistas!