Há muitos fatores que influenciam diretamente na produtividade de uma empresa. Dentre eles, o planejamento de uma logística empresarial adequada é um ponto extremamente relevante.
Na hora de traçar métodos e rotinas de trabalho, é preciso ter clareza sobre alguns detalhes para maximizar a produtividade empresarial ao máximo.
Nesse sentido, algumas simples constatações, que muitas vezes passam despercebidas nos campos industriais, podem fazer a diferença no final do mês.
Pensando nisso, a CLARK preparou uma lista com 3 dicas para planejar processos internos de logística empresarial com o foco voltado para o aumento da produtividade.
O que é a logística empresarial
A logística empresarial é uma área administrativa que visa lidar com os processos diários de produção industrial.
Com o foco na otimização dessas etapas, a logística empresarial deve funcionar de maneira a criar hábitos que garantam o funcionamento de um negócio, tal como a segurança de seus funcionários.
Agora, após a explicação do conceito, confira as dicas:
1- Considere as suas necessidades
Antes de mais nada, pense nas suas necessidades. Um bom caminho é listar tudo aquilo que pode interferir diretamente na produtividade da sua empresa.
Desde o tamanho ou a localização de depósitos, até a possível quantidade de cargas e seus respectivos pesos. Considerando todos esses fatores e outros mais específicos, é possível começar um planejamento efetivo.
2- Pense em todos os profissionais que participam da logística empresarial
Levar em conta os profissionais por trás da logística de um negócio é imprescindível para evitar sustos e problemas inesperados.
Um grande exemplo disso são os fornecedores. Em caso de problemas com eles, toda uma produção pode ficar literalmente estagnada.
Da mesma forma, problemas com o transporte de produtos, que pode acontecer por conta de transportadoras, possuem a capacidade de sobrecarregar estoques e também pausar o funcionamento de uma equipe.
São apenas dois exemplos, mas que fazem uma grande diferença.
Outros profissionais, porém, não devem ser ignorados, caso dos operários, dos órgãos governamentais que regulam as diferentes atividades empresariais, entre outros.
3- Garanta uma tecnologia adequada
Observadas as necessidades do negócio e a influência dos diferentes profissionais que envolvem a logística empresarial, outro ponto importante é a garantia de uma tecnologia adequada para fazer tudo operar na máxima capacidade.
Neste sentido, é extremamente válido refletir sobre quais máquinas são necessárias para que a produtividade mantenha-se alta, quais equipamentos usar para transportar cargas e organizar o estoque, etc.
Para isso, é preciso entender mais sobre empilhadeiras e sobre quais equipamentos possuem maior aderência aos diferentes modelos de negócios existentes.
Como saber quais empilhadeiras são importantes para a minha indústria?
Justamente pensando em reunir todas essas informações e especificidades em um só lugar, portanto, a CLARK produziu um material didático com os mais variados esclarecimentos sobre o mundo das empilhadeiras.
Clique aqui, faça o download do e-book CLARK e garanta à sua fábrica a tecnologia que ela merece.