Controlar a entrada e a saída de incontáveis produtos no estoque é um processo extremamente complexo e importante na indústria. Sendo assim, a criação de uma planilha de controle de estoque surgiu como uma primeira alternativa para a organização interna.

Mas a evolução das formas de organizar estoques ao longo do tempo não estacionou neste ponto.

Ao longo dos anos, novas tecnologias foram criadas e a vida daqueles que são responsáveis pelo controle de estoque melhorou drasticamente.

Os softwares especializados surgiram e, com isso, o modo de se trabalhar dentro da indústria mudou muito.

Abaixo, explicamos melhor a evolução desses processos. Portanto, confira agora mesmo e saiba onde a sua empresa se encontra.

Do papel e caneta à planilha de controle de estoque

De nada adianta estocar produtos ou mercadorias se não for possível quantificá-los de acordo com suas especificações.

Assim, desde os primórdios, o trabalho industrial existia algum funcionário que tinha como função controlar os itens que entravam e saíam do estoque.

Antes da tecnologia mais avançada, era necessário fazer esse controle de alguma forma.

E a solução era bem simples: grandes cadernetas recebiam anotações e mantinham a conta dos produtos estocados.

No entanto, com o surgimento de ferramentas tecnológicas, como os computadores e programas como o Microsoft Excel, por exemplo, essa lógica foi alterada.

As anotações passaram a ser feitas digitalmente. Isso poupava tempo na correção de possíveis erros, já que de caneta no papel eles não poderiam ser apagados, mas no computador sim.

Além, é claro, de permitir um acesso mais rápido a qualquer informação da planilha por meio de mecanismos de busca interna.

Da planilha de controle de estoque aos softwares modernos

Durante o século XXI, as mudanças tecnológicas passaram a acontecer exponencialmente. Com isso, as planilhas de controle de estoque logo se tornaram obsoletas.

Embora tenham trazido melhorias em relação ao controle completamente analógico, as planilhas ainda contavam com o alto risco de erros humanos serem cometidos, pois elas ainda precisavam ser preenchidas manualmente.

Para combater isso, foram desenvolvidos softwares que pudessem automatizar o maior número de processos possíveis. Algo que diminui consideravelmente o risco de falhas.

Juntamente com o surgimento de tablets e dispositivos móveis em geral, portanto, os softwares de controle de estoque passaram a ser não só o presente, como também o futuro do ambiente industrial brasileiro.

Gostou desse conteúdo? Então conheça nosso blog!

Se esse conteúdo foi útil para você de alguma forma, não deixe de conferir os outros posts do nosso blog.

Não se esqueça também que a CLARK é uma marca especialista em máquinas de atuação industrial, tendo sido pioneira na fabricação de empilhadeiras.

Sendo assim, caso você precise de novos equipamentos para organizar o estoque da sua empresa, entre em contato conosco agora mesmo!

Compartilhar o post