1917
O primeiro Tructractor é construído em Buchanan, Michigan por empregados da CLARK Equipment Company. O Tructractor foi o primeiro caminhão industrial com motor de combustão interna no mundo.
1919
A CLARK Trucktractor Company é fundada em Buchanan, Michigan como uma divisão da CLARK Equipment Company. Hoje, a CLARK Material Handling Company é um descendente direto da CLARK Trucktractor Company.
1922
A Truclift, uma empilhadeira de plataforma movida a motor de combustão interna é introduzida. A Truclift foi a primeira empilhadeira com motor de combustão interna que usava elementos hidráulicos, não engrenagens e elos mecânicos, para levantar uma carga. Tructractors e Truclifts começam a ser produzidos na nova planta da CLARK em Battle Creek, Michigan.
1923
O trator de reboque Duat é apresentado. O Duat foi usado para puxar cargas de reboque de madeira, fardos e materiais industriais.
1924
Primeira remessa de Duat com acessório opcional. Este Duat modificado tornou-se a primeira empilhadeira de combustão interna do mundo.
1926
O trator de reboque Clarktor é apresentado. O Clarktor tinha classificações de tração de 2000 e 2600 libras. O Clarkat substituiu o Duat, que possuía uma classificação de tração de 1500 libras. O Clarkat foi usado para puxar reboques de carga e material e permaneceu em produção até 1982.
1927
O trator de reboque Clarktor é apresentado. O Clarktor foi usado para puxar aviões e trens de reboque de armazéns. Foi equipado com um arranque elétrico, o primeiro carrinho a ter esse recurso como equipamento padrão. O Clarktor permaneceu em produção até 1987.
1928
É apresentada a Tructier. A Tructier foi a primeira empilhadeira de combustão interna do mundo que usou hidráulica, não correntes e cabos, para levantar uma carga.
1938
O Carloader, a primeira moderna empilhadeira de combustão interna de acoplamento curto do mundo, é introduzida. O Carloader foi produzido em massa desde sua introdução e foi imitado por muitos outros fabricantes de empilhadeiras. Permaneceu em produção até 1964.
1939
O Utilitruc é apresentado. Esta empilhadeira CLARK de combustão interna de alta resistência foi usada principalmente nas indústrias de fabricação de metal e estiva e permaneceu em produção até 1964.
1941
O Clipper é apresentado. O Clipper tornou-se um padrão para a indústria de empilhadeiras de combustão interna e, em determinado momento, foi responsável por 50% de todas as vendas na faixa de capacidade de 2000 libras. Assim como os modelos Carloader e Utilitruc, o Clipper foi fabricado até 1964.
1941 – 1945
A CLARK produz quase 90% dos requisitos militares de empilhadeiras e tratores de reboque. Uma vez foi dito durante a Segunda Guerra Mundial que não havia um campo aéreo sob controle aliado que não tivesse uma empilhadeira CLARK ou trator de reboque. No final da guerra, o uso generalizado de empilhadeiras CLARK pelas Forças Aliadas e indústrias ligadas à guerra tornou a “CLARK” e a “empilhadeira” quase sinônimas.
1942
Os primeiros Clippers, Carloaders e Utilitrucs elétricos são introduzidos. No entanto, devido à guerra, as demandas de produção do Carloader e Clarktors não foram colocadas em plena produção até 1945.
1943
A Planeloader, a primeira empilhadeira pneumática da CLARK, é apresentada. Foi projetada principalmente para operação off-road em bases aéreas aliadas durante a Segunda Guerra Mundial. As Planeloaders excedentes da guerra foram utilizadas por fazendeiros, empreiteiros e companhias aéreas. CLARK é comteplada com o Prêmio “E” da Marinha do Exército por uma excelente produção de guerra. A CLARK é a primeira fabricante de empilhadeiras a colocar etiquetas de sinalizações de segurança em empilhadeiras.
1945
A Trucloader é apresentada. Ela foi planejada para operações com capacidade limitada de elevação ou carga de piso e foi fabricado até 1967.
1946
A Yardlift 40 é apresentada. A Yardlift 40 foi o início da linha pneumática Yardlift. Ela foi planejada para uso interno e externo em instalações de manufatura e expedição.
1948
O inovador Dynatork Drive da CLARK é apresentado. O Dynatork era um dispositivo de transmissão de energia eletromagnética entre o motor de combustão interna e a transmissão. Substituiu a embreagem de fricção seca usada em todas as empilhadeiras até aquele momento.
1948
A Clark Equipment firmou um acordo de licença de fabricação com a Tutt-Bryant Limited, de Sydney, Austrália. Esse foi o início da produção no exterior pela Clark.
1950
A CLARK Equipment entra em acordo de fabricação com Schultz-Stinnes de Essen, Alemanha. Em 1952, o acordo foi renomeado Ruhr Intrans Hubstapler e situado em Mülheim a.d. Ruhr quando iniciou o envio de empilhadeiras CLARK para o mercado europeu.
1951
As paleteiras Hydrolift (combustão interna) e Electrolift (elétrica) são apresentadas. Posteriormente chamada de Powrworker, a Electrolift era um potente carrinho de mão.
1953
A transmissão de fluido Hydratork é introduzida. A transmissão Hydratork foi projetada e construída pela CLARK e usou um conversor de torque para substituir a embreagem de fricção a seco.
1956
A linha da família Clarklift é apresentada. A Clarklift era uma linha completa de empilhadeiras de combustão interna e elétricas, disponível nas versões pneus sólidos e pneus pneumáticos. Eventualmente, substituiu os modelos Carloader, Utilitruck e Clipper. CLARK introduz a viga vertical. Este novo design vertical melhorou significativamente a força vertical e a estabilidade da carga.
1959
CLARK International, C.A. lança Equipamentos CLARK S.A. em Campinas, Brasil. Esta foi a primeira instalação de produção da CLARK na América do Sul.
1964
A CLARK é o primeiro fabricante de empilhadeiras a instalar descansos de carga e proteções suspensas como equipamento padrão em todos os seus caminhões. A produção de empilhadeiras começa na fábrica de St. Thomas, Ontário, Canadá, da CLARK Equipments.
1967
A TW15 / 20 é apresentada. A TW15 / 20 foi a primeira empilhadeira elétrica de três rodas nos EUA e se tornou um padrão da indústria. Esta empilhadeira altamente manobrável foi usada em vários setores, incluindo transporte, armazenagem e envase. A TW15 / 20 evoluiu para a TM10 / 15S de 24 volts em 1981. A TM10 / 15S, por sua vez, evoluiu para a TM15 / 20 de 36 volts em 1986.
1968
A linha da família C500 é apresentada. A linha C500 incluía empilhadeiras de combustão interna e elétricas e estava disponível com pneus sólidos e pneumáticos. As empilhadeiras CLARK da linha C500 possuiam capacidade que variava de 2000 libras para uso em armazenamento a grandes modelos de capacidade de 80.000 libras para fabricação de aço. Esta linha acabou substituindo a linha de modelos Clarklift.
1972
A CLARK oferece as primeiras empilhadeiras elétricas de dupla voltagem do setor. Essas empilhadeiras ofereciam opções de performance com base nas demandas de aplicação do cliente.
1974
A fábrica da CLARK em Georgetown, no Kentucky, começa a produção de transpaleterias elétricas com torre e operador a bordo para corredores estreitos.
1976
A CLARK constrói sua 500.000ª empilhadeira, a C500-50 de quatro rodas e combustão interna. Doada para a Western Michigan University em 1977, esta empilhadeira ainda está em serviço hoje.
1981
As empilhadeiras elétricas de quatro rodas ECA17-30 e EPA 20-30 são introduzidas. Elas representaram um grande avanço no design e ergonomia de empilhadeiras elétricas CLARK através de maior confiabilidade, produtividade e conforto do operador. O modelo ECA evoluiu para a ECS17-30 em 1987, que por sua vez evoluiu para o ECG20-32 em 1996.
1983
É lançado o programa de retrofit do assento de segurança CLARK. O sistema pioneiro da CLARK para segurança do operador foi oferecido gratuitamente aos clientes de empilhadeiras CLARK. A patente para essa inovação de segurança foi oferecida a todos os fabricantes de empilhadeiras, livre de royalties.
1985
As empilhadeiras com “Sistema” GCS / GPS são introduzidas. Este conceito permitiu aos clientes selecionar suas empilhadeiras de acordo com suas aplicações, através de uma seleção de motores, eixos e transmissões.
1990
A CLARK é o primeiro fabricante de empilhadeiras a fornecer o “Guia de Segurança no Manuseio de Materiais para Operadores”; em todos os caminhões entregues.
1991
A CLARK é a primeira fabricante de empilhadeiras a oferecer a opção de combustível de gás natural comprimido (GNV) instalada na fábrica. Os benefícios do GNV incluem baixas emissões e custos.
1994
É apresentada a linha de modelos Genesis de quatro rodas, combustão interna, pneus sólidos e pneus pneumáticos. A Genesis apresentava uma célula de operador isolada de borracha para melhorar o conforto do operador e definir novos padrões da indústria para produtividade e confiabilidade.
1997
A milionésima empilhadeira CLARK é produzida. Este modelo CDP25H Megastat está agora em exibição permanente no showroom da CMHC em Lexington, Kentucky.
1998
A CLARK Material Handling Company adquire a Samsung Forklift Company da Coréia. Como CLARK Material Handling Asia, esta instalação projeta e fabrica empilhadeiras CLARK para o mercado global. A família de modelos CLARK M-Series, projetada e fabricada pela CLARK Material Handling Asia, é apresentada ao mercado de empilhadeiras. Os modelos da série M ampliam e complementam a linha global de produtos da CLARK.
1999
É inaugurado o Depósito de Peças de Pós-venda CLARK em Louisville, Kentucky. Essa grande instalação de peças possui sistemas de coleta de última geração e está estrategicamente localizada para permitir o envio no mesmo dia para a rede de distribuidores da CLARK.
2001
A série CLARK GEN2 é apresentada ao mercado global de empilhadeiras. A GEN2 possuía capacidades de 4000 a 6500 libras e com pneus sólidos ou pneumáticos. Projetada e fabricada pela CLARK Material Handling Asia, a GEN2 continua a reputação da CLARK de construir empilhadeiras confiáveis e resistentes.
2002
A empilhadeira elétrica da série EPX20 / 30 é lançada para aplicações que exigem pneus pneumáticos.
2005
A CLARK Material Handling Company (CMHC) abre sua nova sede na América do Norte em Lexington, Kentucky.
A Dabo Material Handling Equipment Brazil começa suas operações na nova sede em Valinhos-SP.
2005
São apresentadas as empilhadeiras elétricas TMX12-25 e ECX20-32 com a nova tecnologia 100% AC. Excelentes em aplicações na indústria, armazenamento, envase e envio e recebimento. O recurso de AC TMX12-25 e ECX20-32 reduziu a manutenção e ruído.
2006
A produção de empilhadeiras elétricas é transferida para as instalações da CLARK Material Handling Company em Lexington, Kentucky.
2006
A sede e fábrica da CLARK Material Handling Company, Ltd é inaugurada em Qingdao, China. Esta planta fabrica uma vasta gama de empilhadeiras elétricas e de combustão interna. A empilhadeira elétrica GEX20 / 30 é introduzida. Esta empilhadeira pneumática de 80 volts oferece uma excelente velocidade e desempenho. Um eixo de direção com raio de virada zero fornece manobrabilidade incomparável.
2007
A CLARK apresenta as empilhadeiras de quatro rodas para serviço pesado C60-80. Este novo modelo destina-se a aplicações em fabricação pesada, manuseio de materiais de construção, estiva e armazenamento.
2010
A CLARK amplia sua série GEN2 e apresenta as empilhadeiras C40-55s a gás GLP e a Diesel.
2013
A CLARK comemora 55 anos de presença no Brasil.
2014
A CLARK Europe abre sua nova sede em Duisburg / Alemanha. São lançadas as novas paleteiras elétricas PPX e PSX e o modelo retrátil SRX.
2017
É lançada a nova linha de empilhadeiras a diesel e GLP GTS20–33.
2017
A CLARK comemora 100 anos.
2018
A CLARK amplia sua linha lançando a S20-35. Trazendo um maior conceito SMART, STRONG, AND SAFE (INTELIGENTE, FORTE E SEGURO).
2022
É lançada a empilhadeira a combustão L25. Com capacidades de 2500, 3000 e 3300kg é a opção perfeita para clientes que buscam melhor custo benefício.
2023
É lançada a empilhadeira elétrica de íons de lítio LEP20. Com capacidades de 2000, 2500, 3000 e 3500kg é uma excelente escolha, especialmente para quem busca eficiência e sustentabilidade na operação.