Por vezes, algumas pessoas confundem a paleteira elétrica com a empilhadeira elétrica.
No entanto, esses equipamentos de transporte possuem uma diferença e podem ser utilizados de forma complementar.
Se você não sabe ainda qual é a distinção entre eles, vamos te ajudar a entender mais a respeito das funções de uma paleteira elétrica no setor logístico.
Continue acompanhando a leitura e saiba mais sobre o assunto.
Usos e funções da paleteira elétrica
A paleteira elétrica, também conhecida como transpaleteira, é um equipamento de transporte específico para deslocar mercadorias em paletes.
Algumas pessoas chamam esse tipo de equipamento de empilhadeira elétrica.
No entanto, há uma significativa diferença entre elas, tendo em vista que a paleteira elétrica serve para transportar cargas de um lugar para outro.
A empilhadeira é utilizada para elevar cargas pesadas.
Sendo assim, no setor logístico, é importante contar com ambos os equipamentos, tendo em vista que eles são complementares.
No mercado, há dois tipos de paleteiras disponíveis:
A de timão, com operador em pé, e a com operador a bordo, que pode ficar sentado ou em pé em uma plataforma.
Desse modo, é recomendada a utilização da paleteira de timão com operador em pé no transporte realizado em docas e corredores estreitos.
Pois esses locais possuem pouco espaço e essas paleteiras são menores, visto que não há estrutura para o operador embarcar.
Já a paleteira com operador a bordo é recomendada em casos que apresentam movimentação irregular, percurso extenso e trabalho não muito intenso.
Ela necessita de condições estruturais ergonômicas, visto que o operador estará a bordo realizando um longo trajeto, necessitando de conforto.
Desse modo, as paleteiras podem ser utilizadas em diversas condições, desde que o usuário saiba em qual situação cada tipo é mais adequado.
É interessante destacar que as paleteiras podem ser empregadas para transportar cargas de equipamento, matéria-prima, insumo ou produto acabado.
As paleteiras também servem para organizar o estoque e o almoxarifado.
A organização nesses ambientes é de suma importância para garantir a segurança dos materiais, a otimização dos processos logísticos e a redução de custos.
As paleteiras elétricas são amplamente empregadas no setor intralogístico em indústrias, lojas, armazéns, docas, carga e descarga e centros de distribuição.
Pois a sua versatilidade garante o transporte de cargas de 1.200 a 3.630 kg a uma velocidade de 12 km/h.
Entre em contato com a CLARK
A CLARK é pioneira na fabricação de empilhadeiras, possuindo a mais completa linha de empilhadeiras do mercado.
Além disso, na CLARK, é possível encontrar diversos modelos de paleteira elétrica, sendo os principais:
A transpaleteira elétrica WPX30, a PPX20 / PPX(S)20, WPX20 e a WPio 12/15/20, entre diversos outros que você pode conferir no site.
Entre em contato com a CLARK e conheça mais sobre os serviços, condições e vantagens!