Que a Clark é fabricante de empilhadeiras elétricas desde 1917 você já sabe. Mas e sobre a diferença entre uma empilhadeira elétrica e paleteira elétrica, você sabe?
Neste texto você encontrará tudo o que precisa saber sobre paleteira elétrica, um tipo específico de empilhadeira para o transporte de mercadorias em paletes.
Modelos Clark de paleteiras elétricas
A Clark oferece ao mercado cinco modelos diferentes. Todos eles com a qualidade de quem produz empilhadeiras há mais de 100 anos.
Dessa forma, sua utilização é ampla no setor de intralogística, tanto em indústrias, como lojas, armazéns, docas, carga e descarga e centros de distribuição.
De acordo, portanto, com a necessidade, leve ou pesada, os modelos variam em sua capacidade de peso, que vai de 1.200 a 3.630 quilogramas.
Os modelos também variam em relação à operação.
A Clark disponibiliza opções nas quais o operador controla a paleteira à bordo ou andando.
- Transpaleteira Elétrica PSX16
Capacidade: 1.600 kg
- Transpaleteira Elétrica HWX30/40
Capacidade: 2.720 kg / 3.630 kg
- Transpaleteira Elétrica WPX20
Capacidade: 2.000 kg
- Transpaleteira Elétrica PPX20 / PPX(S)20
Capacidade: 2.000 kg
- Paleteira Manual Elétrica WPio 12
Capacidade: 1.200 kg
Paleteira Manual Elétrica WPio12
O modelo mais recente da Clark conta com:
- direção mecânica;
- motor elétrico;
- bateria de Íon-lítium 24v , de carregamento rápido (totalmente recarregado em 2h30min); peso total (com bateria) de 130kg;
- dimensão mínima de l2 de apenas 390mm;
- velocidade de deslocamento de até 4.5km/h;
- velocidade de elevação de 0.02-0.025 m/s
- altura de elevação de 195mm.
Aqui, o operador controla a paleteira manualmente, andando.
Por isso, é ideal para transportar todos os tipos de mercadorias em curtas distâncias.
Muito compacto, a Paleteira Manual Elétrica WPio12 tem apenas 390 mm em comprimento de L2 (até a face dos garfos).
Assim, é a opção ideal para áreas confinadas de estoque e para varejistas que necessitem que o maquinário seja transportado em caminhões, por exemplo, e usado em niveladoras de docas, já que o peso de serviço não ultrapassa os 130 kg.
Mesmo sendo pequena, a paleteira tem autonomia para períodos de até três horas de operação.
Sendo assim, por ser compacta e ter uma bateria de Íon-lítium de alta densidade, consome até 30% menos energia do que os equipamentos com bateria de chumbo-ácido.
Bateria
Diferentemente das paleteiras manuais comuns, a WPio12 utiliza energia elétrica em seu funcionamento. Isso graças à bateria de Íon-lítium.
As baterias de Íon-lítium vêm revolucionando o mercado no geral.
Principalmente em áreas que vão de eletrônicos à engenharia avançada de automóveis.
Isso porque esse tipo de bateria carrega mais rápido, têm maior tempo de uso, maior densidade de carga e maior vida útil, mesmo em estruturas reduzidas.
No modelo WPio12, por exemplo, a recarga da bateria pode ser feita parcialmente, durante os intervalos da operação entre cargas completas, em qualquer tomada 220 V, sem afetar a vida útil da bateria.
Assim, sua tecnologia é isenta de manutenção e o carregador portátil, que permite excelente mobilidade embutido permite que não haja troca de baterias.
Itens de segurança da paleteira elétrica
Os modelos de transpaleteiras Clark contam ainda com diversos itens de segurança.
A Transpaleteira Elétrica PPX20/PPX(S)20, Transpaleteira Elétrica WPX20, Transpaleteira Elétrica HWX30/40 e Transpaleteira Elétrica PSX16 são todas fabricados com:
- Controladores ZAPI de fácil programação;
- Timão de aço montado em uma posição central com todos os controles ao alcance dos dedos do operador facilitando a operação;
- Acionamento do freio de estacionamento e desligamento do motor através da posição do timão totalmente para cima ou para baixo.
O modelo de Transpaleteira Elétrica HWX30/40 também inclui display indicador de carga da bateria, horímetro, códigos de falha e modos de operação.
Já a Transpaleteira Elétrica PSX16, por outro lado, têm um sistema padrão de amortecimento reduz choques e vibrações e protege os componentes da torre e da carga.