Montar uma operação fabril é um grande desafio em praticamente todos os setores da economia.
Pensar em um planejamento logístico de armazenagem, transporte e distribuição, certamente é uma tarefa complexa. E para que tudo o que foi colocado no papel funcione, é preciso usar as ferramentas corretas.
Toda a estratégia pode ser em vão se uma empresa não tiver as máquinas certas para fazer o trabalho pesado. Nem todas as empresas, porém, compram empilhadeiras: algumas alugam.
E o aluguel de empilhadeiras pode ser a solução perfeita em alguns casos.
Pensando em esclarecer de vez as dúvidas daqueles que se encontram em meio ao dilema de comprar ou alugar empilhadeiras, preparamos alguns tópicos com dicas exclusivas. Confira!
Preços da compra x aluguel de empilhadeiras
Inicialmente, é comum que se olhe os preços em primeiro plano. E no final das contas, eles são um elemento que merece atenção.
Uma empresa invariavelmente calcula seu custo como parte de uma complexa análise para definir preços finais. E dentro desse cálculo, há as empilhadeiras.
Assim, o aluguel, quando efetuado, torna-se um custo fixo. Uma despesa recorrente que é parte de todo um sistema de precificação.
O aluguel, portanto, certamente é mais barato a curto prazo, enquanto a compra mostra-se um investimento a longo prazo.
Entretanto, em mercados mais instáveis, comprar uma empilhadeira pode garantir maior estabilidade do que alugar.
Características dos equipamentos
As características do equipamento adquirido são muito importantes para um uso correto de empilhadeiras.
Existem, por exemplo, máquinas ideais para frigoríficos, preparadas para o frio. E máquinas preparadas para depósitos comuns.
Dessa forma, visando um melhor desempenho das empilhadeiras, essas especificidades necessitam ser respeitadas.
Ao comprar uma nova, o cliente certamente será orientado, adquirindo assim, aquela que mais se adequa às suas necessidades. Ao buscar o aluguel, no entanto, é possível que o equipamento ideal já esteja locado.
Quando o aluguel de empilhadeiras é mais indicado?
O aluguel de empilhadeiras é muito indicado para empresas que têm aumentos sazonais e vertiginosos de produção.
É o caso de indústrias que em algumas épocas específicas do ano tem um grande crescimento de demanda e em outras épocas mantém uma atividade menor.
Nesses casos, ter máquinas próprias para lidar com a produção da maior parte do ano e alugar empilhadeiras extras para aumento de resultados pode ser vantajoso.
Quando investir um pouco mais e realizar uma compra?
Na hora de montar uma operação, o ideal é optar pela segurança. E a segurança de uma empilhadeira própria e sem uso, confere outro patamar de confiabilidade.
Além disso, no caso em que as máquinas sejam utilizadas frequentemente, a compra se torna ainda mais vantajosa, visto que não há custos extras com manutenção.
Colocados os prós e contras, caso você tenha a necessidade de comprar ou alugar uma máquina, entre em contato com a CLARK, que possui distribuidores em todo o Brasil para atender a sua demanda. A CLARK é referência na fabricação de diversos tipos de empilhadeira.