A paleteira é um equipamento utilizado para mover cargas de um ponto ao outro, normalmente utilizando paletes, a fim de otimizar as operações logísticas.
Dessa forma, as principais vantagens que apresentam são a praticidade, economia, eficiência e qualidade.
Ao longo do tempo, a tecnologia acerca das transpaleteiras evoluiu, de forma que podem ser divididas entre as manuais, hidráulicas e elétricas.
Entretanto, cada paleteira é operada de uma maneira diferente, de acordo com seu modo de funcionamento.
Como operar uma paleteira?
Transpaleteira Manual
As paleteiras manuais são mais simples e fáceis de operar.
De maneira geral, não existem obrigações a que os operadores devem atender: basta seguir as regras básicas de segurança, como:
– Verificação mecânica constante;
– Distribuir o peso igualmente, de forma bem equilibrada;
– Não exceder o peso máximo indicado;
– Não ultrapassar a velocidade indicada;
– Puxar e não empurrar a paleteira;
– Atenção e concentração no momento de transportar as cargas, olhando na direção do deslocamento;
– Não utilizar o equipamento em pisos irregulares;
– Verificar se a carga está empilhada de maneira correta;
Apesar de treinamento específicos não serem obrigatórios para o uso das transpaleteiras manuais, seu mau uso pode gerar graves danos tanto ao operador, quanto para as cargas.
Assim, é aconselhável a realização de um treinamento prévio.
Paleteira Elétrica
Para o uso das paleteiras elétricas, as regras básicas de segurança citadas acima também valem. Porém, é obrigatório que o operador esteja devidamente habilitado para operar o equipamento.
Segundo o Norma Regulamentadora 11 – NR 11:
“11.1.5 Nos equipamentos de transporte, com força motriz própria, o operador deverá receber treinamento específico, dado pela empresa, que o habilitará nessa função.”
Entretanto, é importante ressaltar que essa habilitação não se refere à Carteira de Motorista tradicional (CNH), e sim à habilitação específica para operar esse tipo de equipamento, obtida através do curso para tal fim.
Para as transpaleteiras elétricas, ainda, destaca-se a necessidade de descarregá-las para, então, recarregar a bateria. Normalmente, a recarga é feita quando o nível de bateria atinge os 20% de sua capacidade.
Transpaleteiras como a WPio 12, já contam com uma nova tecnologia de bateria Íon-Lítio. Isso faz com que consiga proporcionar períodos de operação de até 3 horas e que consuma 30% menos de energia do que equipamentos com baterias convencionais.
Ao mesmo tempo, a paleteira elétrica com torre PSX 16 também conta com inovação em relação ao funcionamento da bateria, que ao atingir 20% de sua capacidade interrompe o sistema de elevação.
Seja qual for sua escolha de paleteira, escolha uma marca de confiança e de qualidade.