Você já deve ter ouvido falar do corredor operacional, mas sabe como medir corretamente para investir em equipamentos e máquinas mais adequados ao seu negócio?

A medida do corredor operacional é uma das principais variáveis que devem ser observadas durante o processo de especificação de equipamentos de movimentação e armazenagem. Apesar de ser simples, a sua medição pode gerar dúvidas.

A importância de dimensionar corretamente

Antes de comprar uma empilhadeira ou transpaleteira, é fundamental avaliar todas as características para dimensionar corretamente e escolher o modelo ideal.

Com a máquina ideal, gargalos no fluxo de estocagem, entrada e saída de materiais na indústria podem ser evitados e o funcionamento do setor passa a ser um diferencial.

Para isso é preciso dimensionar o modelo de empilhadeira ou transpaleteira que melhor se adapta às características do seu negócio como peso e volume das mercadorias para que o equipamento proporcione melhoras significativas em todo o fluxo logístico.

A medida do corredor operacional precisa estar perfeita. Caso contrário, você corre o risco de ficar com um equipamento sem uso.

O que é um corredor operacional?

O corredor operacional é o espaço utilizado pela empilhadeira ou transpaleteira para efetuar manobras com segurança durante a movimentação e armazenagem. Sua medida impacta na especificação do equipamento que melhor atende as necessidades da sua operação.

Para que você possa mensurar corretamente o espaço, preparamos um guia para você com algumas dicas!

Dica 1: considere o pior cenário

Na hora de escolher uma empilhadeira ou uma paleteira, verifique a medida sempre na pior condição possível. Considere, por exemplo, um tipo diferente de palete ou cargas que ultrapassam o contorno do palete.

Dessa maneira, não há cenário que não possa ser atendido pelo equipamento em que você investir.

Dica 2: considere a carga (e não a estrutura)

Efetue a medida do corredor operacional considerando a carga. Considere a distância do lado externo de uma carga ao de outro lado do corredor. Assim, você terá uma medida mais correta e segura.

Recomenda-se uma atenção especial para casos de overhang, quando a carga ultrapassa a medida do palete.

Dica 3 – Conte com um especialista

Um especialista é a pessoa mais indicada para fazer essa medição. Depois da medição do corredor operacional, é verificado se o corredor indicado nas especificações do equipamento desejado é adequado para a operação.

Além disso, o especialista vai avaliar se há outras exceções que possam impactar o corredor e assim indicar o melhor equipamento para aquela aplicação.

Conte com a CLARK!

Conheça a CLARK

A CLARK Empilhadeiras atua no mercado brasileiro de vendas de máquinas desde 1958 e possui 37 pontos de venda, cobrindo todo o território nacional.

Somos a 9ª maior fabricante de empilhadeiras do mundo e temos a mais completa linha de empilhadeiras do mercado.

Fabricamos empilhadeiras elétricas e a gás, com torres duplex ou triplex.

Entre em contato com a CLARK para conhecer mais sobre os modelos disponíveis e peça uma cotação sem compromisso!

Compartilhar o post