Na hora de comprar uma empilhadeira, você sabe identificar o tipo de torre que você precisa? No post de hoje vamos falar tudo sobre torre duplex e torre triplex para você não ter mais dúvidas!

Já falamos aqui no blog sobre as vantagens de se comprar uma empilhadeira.

 O uso da empilhadeira traz uma série de benefícios, dentre eles: aumento de produtividade, aperfeiçoamento do espaço e agilidade nas atividades de rotina.

O modelo “ideal” de empilhadeira será aquele que melhor atenda a sua estrutura e a sua necessidade logística. É preciso se atentar para as características e especificações do equipamento, como design, combustível, capacidade de carga, e altura de elevação.

Neste artigo vamos falar especificamente sobre torre duplex e torre triplex.

Empilhadeiras com torre duplex

Também chamada de torre de dois estágios, é considerada torre opcional. A torre duplex é formada por dois pares de vigas, um par fixo externo e um par interno móvel.

Com dois estágios de elevação, essas empilhadeiras não têm elevação livre, ou seja, os garfos não podem ser levantados sem que os mastros sejam também elevados.  Por essa razão, há limitação em locais de baixa altura. Não é possível usar uma empilhadeira com torre duplex para empilhar dois paletes dentro de um container, por exemplo.

Vantagens e desvantagens das torres duplex

Vantagens:

  • São mais leves que as triplex
  • Mais simples para manutenção, pois tem menos peças

Desvantagens:

  • São altas mesmo quando os garfos estão abaixados, portanto podem não passam por portas ou locais com baixa altura
  • Não operam dentro de contêineres ou caminhões fechados

Empilhadeiras com torre triplex

Também chamada de torre de três estágios, a torre triplex utiliza três pares de trilhos, dois pares móveis e um par externo fixo. Existe um cilindro central e um par de cilindros montados lateralmente.

O cilindro primário (central) fornece elevação livre do carro e dos garfos. Nesse primeiro estágio da elevação o carro e os garfos são elevados sem alterar a altura total abaixada da torre.

Por essa razão, são mais versáteis, servindo para vários tipos de operação, principalmente para carga e descarga em espaços fechados, pequenos.

Vantagens e desvantagens das torres triplex

Vantagens de torres triplex:

  • Proporcionam elevação livre (por isso podem operar dentro de containeres e caminhões fechados);
  • Deixam a empilhadeira mais baixa e compacta;
  • Podem passar debaixo de portas mais baixas;
  • Atingem maiores alturas finais de elevação de garfos.

Desvantagens:

  • São mais pesadas;
  • Tem mais peças, o que impacta na manutenção.

Compartilhar o post