Que as empilhadeiras são fundamentais para a indústria já sabemos, mas qual escolher? Devo comprar ou alugar? Vamos te ajudar com essas escolhas!

Primeiro é preciso saber escolher o modelo ideal para o seu negócio, já que há diversos tipos de empilhadeiras. Tem as empilhadeiras elétricas, a combustão e para armazéns.

As empilhadeiras elétricas de um modo geral, são recomendadas para manusearem cargas mais pesadas, em ambientes internos e com o piso regular.

Os modelos a combustão também são apropriados para locais com piso irregular. Contudo, é recomendado o uso em operações em áreas externas ou com boa ventilação devido à emissão de gases provenientes da queima do combustível.

Já a empilhadeira para armazéns tem um mecanismo hidráulico, que engloba a coleta e o depósito de materiais, o que proporciona maiores ganhos em produtividade logística.

Uma vez escolhido o modelo ideal para as operações do seu negócio, é preciso avaliar se vale mais a pena comprar ou alugar empilhadeiras.

Avaliar qual o melhor custo-benefício para cada caso específico, é importante para o melhor investimento e manter o equilíbrio financeiro do negócio.

Para te ajudar nessa decisão, criamos uma lista de prós e contras para serem analisados na hora de decidir entre a compra ou locação de empilhadeiras.

Compra de empilhadeiras

Comprar as próprias empilhadeiras é, quase sempre, a opção mais atrativa. Isso porque elas acabam sendo consideradas patrimônio da empresa e são consideradas investimento e não gastos por conta disso.

A compra de uma empilhadeira pode ser vantajosa tanto se o equipamento for rodar por períodos curtos de tempo (até cinco horas por dia) quanto se o equipamento for usado com frequência. Quando a operação é mais leve, os custos de manutenção são mais baixos e, numa eventual parada, você tem opção manual de carregamento. Em operações mais pesadas, o investimento se amortiza diante do ganho em escala, tempo e logística.

Ao comprar empilhadeira, além de não depender de outra empresa para execução de serviços e manutenção, você tem uma maior flexibilidade nas operações.

A compra é a melhor opção também se a sua empresa possui plantas em diversos locais do Brasil. Isso porque o aluguel, nesse caso, pode se tornar um problema. Você teria que encontrar um fornecedor diferente para cada localidade, o que pode alterar os custos das operações, dependendo do estado.

Um dos argumentos que se usam para o aluguel é a manutenção e a probabilidade de o equipamento ficar parado. É muito importante, caso decida pela compra de empilhadeiras, que você compre o equipamento de uma marca reconhecida, como a CLARK, que é sinônimo de durabilidade.

É fundamental também verificar a satisfação dos clientes que já compraram o equipamento anteriormente, o valor das peças de reposição e se o fabricante costuma mantê-las em estoque.

Dessa forma, você evita sufoco caso precise de uma mãozinha em qualquer problema.

Aluguel de empilhadeiras

A principal vantagem de optar pela locação de empilhadeiras para sua empresa é economizar no que diz respeito à gestão.

Sua única preocupação será (ou deveria ser) a de realizar o pagamento do aluguel mensal.  Todo o restante – manutenção das peças, manutenção preventiva e demais preocupações – fica por conta da empresa contratada para esse serviço.

Nesse caso, também fica mais fácil prever quanto será o gasto fixo mensal da sua empresa com as empilhadeiras. Até porque, na maioria dos casos, independentemente de necessitar ou não de manutenção, o valor da locação não é alterado.

A locação de empilhadeiras também é vantajosa para as empresas que têm um rápido crescimento da demanda em determinados períodos do ano.

Nesses casos, não vale a pena dispor de várias empilhadeiras se, na maior parte do tempo, muitas delas não estiverem sendo usadas.

Isso porque, mesmo que as empilhadeiras estejam sem uso, é preciso:

  • Dispor de um local para armazená-las;
  • Manter o depósito higienizado;
  • Dar manutenção aos veículos.

Ou seja, você estará investindo em uma infraestrutura que, na maior parte do tempo, não está dando lucro, apenas despesas. Ao alugar empilhadeiras, você só paga por aquilo que, de fato, usou.

Como dissemos, tudo depende de cada caso e de cada empresa. Podemos te ajudar a tomar essa decisão de forma consciente.

Conheça a CLARK

A CLARK Empilhadeiras atua no mercado brasileiro de vendas de máquinas desde 1958 e possui 37 pontos de venda, cobrindo todo o território nacional.

Além da comercialização de máquinas, a CLARK oferece suporte técnico e peças de reposição genuínas.

A companhia possui, ainda, forte presença global, sendo considerada a 9ª maior fabricante de empilhadeiras do mundo.

Nas distribuidoras autorizadas da CLARK, é possível optar por comprar ou alugar empilhadeiras.

E se você ainda está com dúvida sobre sobre isso, entre em contato com a CLARK Empilhadeiras e fale com um de nossos especialistas!

Compartilhar o post