As empilhadeiras elétricas da CLARK são capazes de operar nos mais diversos tipos de ambientes e operações logísticas. São equipamentos versáteis e de características ideais para inúmeras indústrias.
Uma empilhadeira elétrica pode suportar operações em câmaras frigoríficas em baixas temperaturas e é extremamente funcional em corredores estreitos de armazéns e mercados.
Toda essa produtividade deve estar assegurada por manutenções preventivas no equipamento e boas práticas para aumentar a durabilidade da sua fonte de energia: a bateria.
Confira o que você deve fazer para que a bateria de sua empilhadeira dure mais!
Empilhadeiras elétricas
A empilhadeira elétrica (modelo que possui bateria) é a melhor opção para operações em locais fechados e com pouca ventilação.
Além disso, é ideal para ambientes em que a contaminação é controlada, já que não utiliza combustíveis químicos ou não emite gases tóxicos.
Um bom exemplo de utilização da empilhadeira elétrica é na produção de alimentos e medicamentos.
Existem dois tipos de empilhadeiras elétricas: as que usam baterias tracionárias e as que usam baterias de lítio.
Cuidados com Baterias tracionárias
Num geral, as empilhadeiras elétricas tradicionais operam com baterias tracionárias.
Elas requerem uma atenção maior, já que qualquer deslize diminui sua vida útil.
Primeiramente, inclua a verificação do nível de água em seu checklist diário. Ao carregar a bateria, sempre esteja atento ao nível da água destilada quando o carregamento chegar a 80%.
Você não deve, em hipótese alguma, funcionar a empilhadeira sem água destilada.
Da mesma maneira, ao repô-la, não ultrapasse o nível máximo exigido. Desrespeitar essas orientações pode gerar sérios danos à máquina e à bateria.
Segundo, a recarga. Ela só deve ser realizada após o final da carga da bateria (20% de carga), e a recarga dura em torno de 8h.
Cargas incompletas causam cristalização de sulfato de chumbo na placa, provocando perda na capacidade e rendimento.
O mesmo acontece da maneira contrária, quando há sobrecarga. Caso a bateria seja carregada por mais tempo que o necessário as temperaturas podem sofrer aumentos bruscos, resultando no envelhecimento precoce da bateria.
Uma empilhadeira elétrica movida a bateria tracionária trabalha, em média, oito horas seguidas.
O tempo de recarga também gira em torno das oito horas, mais uma hora adicional de repouso para a homogeneização do eletrólito.
Cuidados com as Baterias de Lítio para empilhadeiras elétricas
Diferente das baterias tracionárias, o carregamento de uma bateria de lítio é extremamente rápido, recarregando totalmente a bateria em apenas duas horas.
Outra diferença é que as baterias de lítio podem ser recarregadas parcialmente, sem afetar a sua vida útil. A carga de oportunidade, inclusive, é encorajada para manter o tempo de funcionamento da sua operação. Sistemas de telemetria ajudam a verificar se as empilhadeiras estão sempre carregadas quando estão paradas. Assim, não será necessário parar para carregar a máquina quando precisar utilizá-la.
A vida útil de uma bateria de Íons de Lítio (ou apenas bateria de lítio) para empilhadeira elétrica é de até 10 anos, podendo trabalhar de 5 mil a 7 mil ciclos.
Baterias de lítio não necessitam de manutenção ou água destilada.
Com o tipo certo de bateria, carregada da forma correta, você pode utilizar suas empilhadeiras até a capacidade total, poupando energia e custos.
Empilhadeiras Elétricas com Bateria de Lítio é CLARK
A CLARK Empilhadeiras atua no mercado brasileiro de vendas de máquinas desde 1958 e possui 37 pontos de venda, cobrindo todo o território nacional.
Temos empilhadeiras elétricas e a gás, com torres duplex ou triplex.
E se você ainda está com dúvida sobre isso, entre em contato com a CLARK Empilhadeiras e fale com um de nossos especialistas!