Um bom layout é fundamental para a logística de sua empresa! Na indústria de alimentos, ainda, há uma série de exigências legais a serem cumpridas, o que levou ao que é chamado layout sanitário. Porém, diante do mercado cada vez mais competitivo e exigente, apenas atender às normas que garantam a inocuidade dos alimentos e bebidas não basta! A indústria precisa estar atenta à produtividade.

No texto de hoje vamos falar um pouco sobre o dilema: layout sanitário ou produtivo?

Confira!

O que é o layout de uma indústria?

O espaço físico de uma indústria abrange as atividades relativas a administrar, guardar, proteger e conservar corretamente mercadorias e insumos durante o tempo necessário. Além disso, inclui também os colaboradores que atuam naquele espaço.

O layout é a maneira como as áreas estão distribuídas; é o projeto de organização de uma indústria que determina a movimentação de materiais e pessoas.

O objetivo é favorecer as operações e ocupar o espaço disponível da maneira mais eficiente possível.

Dessa forma, busca-se conseguir a melhor combinação entre:

  • maximizar o uso do espaço físico;
  • promover organização eficiente da mão de obra;
  • aproveitar ao máximo equipamentos de movimentação, como empilhadeiras e paleteiras;
  • garantir o acesso fácil às mercadorias;
  • facilidade de localização das mercadorias;
  • facilidade de movimentação em sistema FIFO (First In FIrst Out)
  • otimização de tempo de deslocamento dos produtos em separação;
  • manter as medidas de segurança necessárias para conservar a integridade das mercadorias.

Layout sanitário pode ser produtivo?

Para atender às normas sanitárias, a indústria de alimentos e bebidas deve apresentar um layout que favoreça a passagem do produto e evite a contaminação cruzada.

De acordo com a Resolução ANVISA – RDC nº 275/2002, o fluxo de produção precisa cumprir requisitos como:

  • Locais para pré-preparo (“área suja”) isolados da área de preparo por barreira
  • física ou técnica;
  • Critérios de controle da circulação e acesso do pessoal;
  • Conservação de forma adequada de materiais destinados ao reprocessamento;
  • Apresentar-se ordenado, linear e sem cruzamentos.

Organizar o espaço de acordo com as normas da ANVISA é implementar um layout sanitário. Mas, como dissemos, ele não basta mais. É preciso obter o máximo de produtividade.

Um layout produtivo é aquele que facilita e otimiza o fluxo de pessoas e mercadorias, que influi diretamente na eficiência da operação.

Para obter um layout sanitário e produtivo, é preciso analisar a estrutura de produção e a complexidade das tarefas para que se possa otimizar as atividades, pessoas, estoques e tempo gasto com deslocamentos reduzindo o tempo gasto.

Além disso, operações industriais estão em constante mudança devendo ser analisadas e criticadas a todo tempo para eliminar ou reduzir os recursos que não agregam valor ao produto.

As empilhadeiras e a produtividade da sua empresa

Uma vez definido o layout da indústria, escolha empilhadeiras adequadas ao espaço para fazer a movimentação interna e externa de mercadorias e insumos.

As empilhadeiras são equipamentos de fácil manuseio e excelente custo-benefício e que garantem precisão na armazenagem.

O processo de picking (coleta de produtos no estoque para envio para a área de expedição) é um dos mais importantes e o que mais pode causar problemas de “gargalo” e de fluidez dos processos.

Com o equipamento ideal, você consegue rapidez na armazenagem e agilidade do picking. Com a otimização do tempo na operação logística, ganha-se produtividade na empresa como um todo.

Empilhadeira Elétrica ou a combustão é CLARK

A CLARK Empilhadeiras atua no mercado brasileiro de vendas de máquinas desde 1958 e possui 37 pontos de venda, cobrindo todo o território nacional.

Temos empilhadeiras elétricas e a gás, com torres duplex ou triplex.

E se você ainda está com dúvida sobre isso, entre em contato com a CLARK Empilhadeiras e fale com um de nossos especialistas!

Compartilhar o post