Se o seu negócio depende de equipamentos potentes para funcionar, você provavelmente já pensou em ter máquinas pesadas. Por outro lado, se você nunca ouviu falar nesse tipo de máquina, mas também precisa de força bruta, está no lugar certo.
A lógica é muito simples. Tudo aquilo que o seu negócio produz e todas as pessoas que possibilitam essa produção são, certamente, os seus maiores “ativos”.
Por conta disso, todo cuidado é pouco para protegê-los e, assim, criar um ambiente de trabalho seguro e propício para o crescimento e desenvolvimento.
Seguindo essa ideia, o maquinário é um ponto muito importante dessa equação, ainda mais quando tratamos de cargas pesadas.
Sendo assim, vamos apresentar, por meio deste texto, mais detalhes sobre os Big Trucks da CLARK e o tamanho da potência dessas máquinas.
Então se a sua empresa trabalha com cargas pesadas ou se você possui algum interesse nesse tipo de máquina, recomendamos que leia com atenção o conteúdo a seguir!
O que são máquinas pesadas (ou Big Trucks)?
Apenas pelos primeiros parágrafos deste texto é provável que você já tenha uma ideia a respeito dessas máquinas. Entretanto, é importante deixar mais claro.
Big Trucks podem ser definidos como empilhadeiras que atuam com pesos mais pesados do que a grande maioria dos equipamentos mais conhecidos da indústria.
Ou seja, são máquinas com uma capacidade maior e pensadas para suportar grandes cargas durante toda a sua vida útil.
Essa potência, por sua vez, atende aqueles que buscam empilhadeiras mais robustas para aguentar rotinas que demandam muito.
Isso torna os Big Trucks máquinas, de certa forma, especiais. Além de serem, é claro, extremamente impressionantes.
Tecnicamente, considera-se um Big Truck máquinas que suportam pesos a partir de 4 mil quilogramas (ou, 4 toneladas).
Entenda melhor a força das máquinas pesadas CLARK
A CLARK possui duas diferentes linhas de Big Trucks, cada uma com suas especificidades e composta por máquinas de diferentes capacidades.
A linha S40 (C40/45/50s/55s), conta com equipamentos que suportam cargas entre 4 e 5,5 toneladas.
Já a linha S60 (C60-70-80-80D900), por outro lado, conta com máquinas de capacidades que variam entre 6 e 8 toneladas.
Para se ter uma ideia, ambas essas linhas possuem empilhadeiras capazes de operar levantando contêineres inteiros.
Um contêiner vazio possui o peso, em média, de pouco mais de 2 mil quilos. Como forma de comparação, um carro popular, por exemplo, possui entre 900 e 1.200 quilos.
Ou seja, são necessários, no mínimo, dois carros populares somados para atingir o peso de um contêiner sem nenhuma carga — peso este que é suportado sem problemas pela linha S60 dos Big Trucks CLARK.
Inclusive, hipoteticamente, caso esses dois carros de 900 quilos cada fossem colocados dentro de um contêiner, ainda assim os nossos Big Trucks dariam conta do recado.
É comum perder a noção do tamanho da potência de empilhadeiras. Isso acontece porque quando buscamos opções de compra, somos bombardeados por muitos números.
Mas, no final das contas, é importante lembrar que esses números, na “vida real”, representam cargas e produtos dos mais diversos que precisam da maior segurança possível.
Os perigos de forçar máquinas acima de suas capacidades
Considerando essas chamativas capacidades, é importante dizer que elas são limites que precisam ser respeitados. Em alguns casos, pessoas podem se arriscar a não respeitar as capacidades máximas de suas empilhadeiras.
No entanto, independentemente da quantidade de peso ultrapassar os limites do equipamento, essa é uma prática extremamente reprovável.
Além de aumentar o risco de acidentes de trabalho, que podem colocar em risco a saúde de colaboradores, a própria empilhadeira e seus produtos podem ser danificados no processo.
Por isso, caso você precise da força de um Big Truck, não tente improvisar usando outras empilhadeiras inadequadas.
Em quais espaços os Big Trucks são utilizados?
Não existe uma regra específica de onde os Big Trucks podem ou não ser utilizados. Entretanto, é possível imaginar que é preciso se ter espaço para utilizar toda essa potência.
Por esse motivo, os portos costumam ser lugares em que esse tipo de máquina é utilizada com certa frequência.
Isso acontece porque, como já dissemos anteriormente, os Big Trucks possuem a capacidade necessária para lidar com o peso de contêineres.
Além disso, portos são lugares mais abertos e de maior espaço físico, o que facilita as manobras dos equipamentos por parte dos operadores.
Afinal, é difícil imaginar uma máquina do porte dos Big Trucks da CLARK atuando em espaços mais reduzidos.
Corredores estreitos e armazéns com estruturas de altura mais baixas, por exemplo, acabam sendo uma limitação para as máquinas mais robustas do mercado.
Quais segmentos mais utilizam máquinas pesadas
Outra questão frequentemente levantada sobre os Big Trucks, diz respeito aos segmentos em que esses equipamentos são utilizados.
Assim como na questão dos espaços físicos, não existe uma limitação certa. Existem, porém, alguns segmentos que são conhecidos por necessitarem de maior capacidade de elevação e movimentação para cargas acima de 4 toneladas.
A seguir, vamos citar algumas das mais conhecidas áreas que demandam as máquinas mais potentes que existem atualmente.
Papel e celulose
Quando pensamos em folhas de papel, jamais imaginamos pesos muito grandes. Até porque, poucas coisas no mundo são mais leves do que esses produtos.
No entanto, muitas etapas devem ser cumpridas para que as folhas de papel cheguem aos consumidores da forma com a qual estamos acostumados.
Durante o processo de fabricação, grandes e pesadas bobinas precisam ser movidas. Para isso, os Big Trucks são as máquinas perfeitas.
Madeireira
A indústria madeireira é outra que conta com a necessidade de uma considerável robustez das empilhadeiras.
As máquinas de 4 a 8 toneladas sempre estão presentes nas movimentações das madeireiras e seus produtos em geral, devido as grandes dimensões e pesos dos fardos de madeiras, tais como placas de MDF, compensados, vigas, sarrafos, etc.
O mesmo ocorre em uma etapa posterior, na indústria de móveis. As mesas, as cadeiras e os painéis de inúmeros brasileiros, por exemplo, tiveram de ser transportados com extremo cuidado antes de serem incorporados aos ambientes de trabalho, assim como aos lares.
Para isso, não se pode abrir mão da precisão, segurança e robustez dos equipamentos de alto padrão da CLARK.
Cimenteira
Ao contrário do exemplo do papel, a indústria cimenteira já nos faz entender desde o princípio a necessidade de um Big Truck.
Afinal, é possível imaginar que a movimentação das cargas de cimentos envolve uma grande capacidade de maquinário.
Sendo assim, as máquinas mais potentes podem suportar os intensos trabalhos dessa indústria.
Mineração
Na mineração o trabalho também envolve pesos elevados. Além disso, a movimentação de derivados de minério também demanda longas jornadas de trabalho.
Por conta disso, a resistência das máquinas pesadas é de grande ajuda para a indústria da mineração.
A resistência dos Big Trucks, as máquinas pesadas da CLARK
Você já deve ter percebido a partir de tudo que foi dito sobre os Big Trucks, mas é sempre importante ressaltar: a resistência é uma das grandes características desse tipo de máquina.
Para suportar pesos tão grandes e cargas de trabalho tão intensas, as nossas empilhadeiras mais potentes possuem estruturas reforçadas que garantem a eficiência com maior robustez.
Além disso, nossos Big Trucks também contam com toda a qualidade e durabilidade que a CLARK tradicionalmente já oferece.
Dessa forma, você possui a garantia de uma manutenção nos nossos padrões rigorosos de qualidade e acesso a distribuidores autorizados em todo Brasil.
Entre em contato com a CLARK agora mesmo e aumente a potência do seu maquinário
Invista os seus recursos de maneira inteligente. Com as empilhadeiras CLARK você garante máxima segurança para a sua operação e toda a potência que o seu negócio pode precisar.
Proteja as suas cargas e os seus funcionários confiando na marca pioneira do mundo das empilhadeiras. Entre em contato conosco e saiba mais sobre as nossas opções de Máquinas Pesadas!