A capacidade nominal é um dos conhecimentos mais importantes para quem trabalha com empilhadeiras.
Entretanto, muitos condutores esquecem da importância desse assunto no cotidiano, mesmo que ele seja abordado nos treinamentos de capacitação.
Não lembra o que é a capacidade nominal da empilhadeira ou nunca ouviu falar sobre isso? Confira todos os detalhes neste post!
O que é a capacidade nominal de uma empilhadeira?
Assim como qualquer outro equipamento, a empilhadeira possui limites, sendo fundamental saber até que ponto é possível levantar a carga.
Para descobrir isso, é necessário entender qual é a capacidade nominal da empilhadeira.
Ela é a força que esse equipamento possui para elevar com equilíbrio e movimentar a carga com segurança.
Assim, compreender a capacidade nominal da empilhadeira é um fator indispensável para eliminar os riscos da elevação, garantindo uma operação segura.
Essa capacidade pode ser alterada conforme o peso, a dimensão e a altura da elevação. Em suma, a carga precisa ser mais leve do que a empilhadeira.
Como descobrir a capacidade nominal de uma empilhadeira?
A capacidade de carga padrão e o centro de gravidade são dois fatores que tornam possível a compreensão da capacidade nominal de uma empilhadeira.
Em primeiro lugar, ache a capacidade padrão da empilhadeira. Ela pode ser facilmente encontrada na placa de dados, que fica próxima ao painel.
Depois, identifique o centro de gravidade. No geral, as empilhadeiras se baseiam em um centro de carga de 1,20 m por 1,20 m.
Portanto, o centro de gravidade de uma empilhadeira padrão costuma ficar a 60 cm do encosto e a 60 cm acima do garfo.
Ao levantar a carga, o centro de gravidade é elevado e, quando ele se move, a capacidade de carga da empilhadeira também se altera.
Para saber como a capacidade da empilhadeira é afetada pela movimentação da carga, também é preciso recorrer à placa de dados.
Como calcular a capacidade nominal da empilhadeira?
Após verificar o centro de gravidade e a capacidade de carga padrão, você deve identificar o peso e a indicação da altura na placa de dados.
A capacidade nominal da empilhadeira consiste justamente na interseção entre o peso e a altura a que se pretende elevar a carga.
Dessa forma, não é preciso realizar nenhum cálculo, pois a relação entre peso, altura e centro de carga estão presentes no gráfico da empilhadeira.
No entanto, em alguns casos, a velocidade também deve ser analisada, visto que, quando muito alta, pode interferir na estabilidade do equipamento.
Como evitar acidentes e aumentar a segurança?
Agora que você já entendeu o que é capacidade nominal, chegou a hora de saber como aumentar a segurança nas operações da sua empresa.
Como vimos, a velocidade pode alterar o centro de gravidade, e o risco se torna mais alto conforme ela aumenta. Então, não ande em alta velocidade!
Outra dica para evitar que o centro de gravidade seja comprometido é sempre manter o mastro da empilhadeira inclinado, oferecendo mais estabilidade.
Além disso, não adianta estar por dentro de todas as questões de segurança e adquirir equipamentos que não possuem boa qualidade.
Com a CLARK Empilhadeiras, você pode contar com empilhadeiras de alta qualidade e proporcionar ótimos resultados para o seu negócio.
A CLARK é pioneira na fabricação de empilhadeiras e oferece uma linha completa, incluindo empilhadeiras elétricas e empilhadeiras para armazéns.
Entre em contato conosco para conhecer mais sobre esse tipo de equipamento e solicite uma cotação!